terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Transtorno Bipolar - RELATO VIVO


RELATO VIVO
KAY JAMISON

é psiquiatra, cientista, professora de uma das mais prestigiadas instituições acadêmicas dos Estados Unidos, a Universidade Johns Hopkins. E sofre de transtorno bipolar. Num inusitado caso de atividade de pesquisa que se mistura com experiência pessoal, ela se tornou uma das maiores especialistas do mundo naquilo que ainda prefere chamar de doença maníaco-depressiva. O relato de sua convivência com o transtorno, muitas vezes apavorante, embora carregado de esperança, está no livro Uma Mente Inquieta, editado no Brasil pela Martins Fontes. É a história de quem atravessou o deserto do descontrole. "A doença maníaca depressiva deforma seus pensamentos, estimula comportamentos aterradores e destrói a base da razão e, com enorme freqüência, solapa o desejo e a vontade de viver", escreveu Kay Jamison. "É uma doença sem par pelo fato de proporcionar vantagens e prazer que, como conseqüência, levam a um sofrimento quase insuportável."


MANIA DE ARTISTA

A bipolaridade de alguns criadores famosos:


ERNEST HEMINGWAY (1899-1961)O escritor americano, autor de clássicos como O Velho e o Mar, levou uma vida conturbada. Nos seus últimos anos, descobriu que tinha doença maníacodepressiva e insônia. Aos poucos, com o fracasso dos tratamentos, sua condição mental se deteriorou até que ele cometeu suicídio.

LUDWIG VAN BEETHOVEN (1770-1827)A vida pessoal do compositor alemão foi marcada pela luta contra a surdez, deficiência que não o impediu de continuar compondo peças que se tornaram fundamentais para a música ocidental. De acordo com seus biógrafos, também era depressivo e tinha períodos maníacos, o que, na definição atual, o colocaria entre os bipolares.

VINCENT VAN GOGH (1853-1890) O pintor holandês, que ficou famoso não só pelas telas, mas por ter cortado um pedaço da própria orelha, é considerado o mais célebre bipolar do mundo artístico. Segundo os críticos, a instabilidade do seu humor pode ser notada também nos quadros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário