sábado, 6 de dezembro de 2008

COMO ANDA A SUA SEXUALIDADE?

Como sabemos, a disfunção sexual permeia a vida de grande parte da população, sendo influenciada por múltiplos fatores. Ocorre mais em mulheres e fica evidente um aumento das queixas na esfera sexual no período perimenopausa, muito por conta das oscilações dos níveis hormonais, que estão relacionados ao humor. A disfunção sexual pode ser um sintoma prodrômico de um quadro depressivo ou um sintoma inerente à própria depressão ou ainda um sintoma residual de quadro depressivo. De toda forma, a depressão anda de mãos dadas com disfunções nessa área. Uma boa parte das queixas sexuais se devem aos efeitos colaterais de alguns antidepressivos. Estudos mostram que só 14% das pacientes relatam sintomas sexuais de modo espontâneo. Na maioria avassaladora das vezes, elas necessitam de perguntas diretivas sobre a parte sexual. E com isso, muitas mulheres, ao se verem livres dos sintomas depressivos, preferem abandonar o tratamento a terem que falar com o médico sobre problemas sexuais. Daí a importância de termos em mãos o questionário abaixo:
FONTE: ABDO CHN, ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DO QUOCIENTE SEXUAL - VERSÃO FEMININA - REV BRAS MED 2006; 63 (9):477-482

QUOCIENTE SEXUAL - VERSÃO FEMININA (QS-F)
Responda o questionário sendo o mais fiel possível. Baseie-se nos últimos 6 meses de sua vida sexual.
pontuação:
0=nunca
1=raramente
2=às vezes
3=aproximadamente
4= a maioria das vezes
5= sempre

1- você costuma pensar espontaneamente em sexo, lembra de sexo ou e imagina fazendo sexo? (avalia a capacidade de fantasia sexual)
2- o seu interesse por sexo é suficiente para você você participar da relação sexual com vontade? (avalia o desejo e o interesse sexual)
3- As preliminares (carícias, beijos, abraços, afagos) a estimulam a continuar a relação sexual? ( avalia a qualidade de respostas às preliminares)
4- Você costuma ficar molhada (lubrificada) durante a relação sexual? (avalia a capacidade de excitação)
5- Durante a relação sexual, à medida que a excitação do seu parceiro vai aumentando, você também se sente mais estimulada para o sexo? (avalia a manutenção da excitação)
6- durante a relação sexual, você relaxa a vagina o suficiente para facilitar a penetração do pênis? (avalia o preparo para a penetração)
7- você costuma sentir dor na relação sexual quando o pênis penetra na sua vagina? (avalia a presença de dor À relação)
8- Você consegue se envolver, sem se distrair, durante a relação sexual? (avalia a manutenção do desejo e da excitação)
9- você consegue atingir o orgasmo nas relações sexuais que realiza? (avalia a capacidade para o orgasmo)
10- o grau de satisfação que você consegue com a relação sexual lhe dá vontade de fazer sexo outras vezes, em outros dias? (avalia a satisfação com a atividade sexual)
Resultado = padrão de desempenho sexual:
82 a 100 = bom a excelente
62 a 80 = regular a bom
42 a 60 = desfavorável a regular
22 a 40 = ruim a desfavorável
0 a 20 = nulo a ruim
Como somar os pontos: 2 x (q1 + q2 + q3 + q4 + q5 + q6 + [5-q7] + q8 + q9 + q10

Nenhum comentário:

Postar um comentário