quarta-feira, 23 de julho de 2008

MEC elabora política para alunos com tr. de aprendizagem


IncentivoMEC vai elaborar política para alunos com distúrbios de aprendizagem26/06/2008 18h24
O MEC insitutui um grupo de trabalho para elaborar políticas direcionadas à educação de estudantes com distúrbios de aprendizagem. Essa equipe terá 120 dias para apresentar propostas de diretrizes que possam orientar os professores a atender melhor alunos com transtornos, como dislexia, disortografia, disgrafia, discalculia, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.
Segundo a ABD (Associação Brasileira de Dislexia), a dislexia é o distúrbio de maior incidência nas salas de aula e atinge entre 5% e 17% da população mundial. A ABD define dislexia como um distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração.
Em relação aos alunos com déficit de atenção, a Associação Brasileira de Déficit de Atenção (Abda) explica que eles apresentam sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. A discalculia causa dificuldades com operações matemáticas. O estudante com disgrafia tem problemas para escrever letras e números e aqueles com disortografia podem fazem confusões com as sílabas e trocar letras que se parecem sonoramente.
Instituído pela Portaria nº 6, de 5 de junho de 2008, o grupo é formado por especialistas do MEC, universidades, associações de pais e alunos e entidades ligadas a transtornos funcionais.Fonte: MEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário