segunda-feira, 26 de janeiro de 2009


TDAH / TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR
O TRATAMENTO CONJUNTO PODE SER A MELHOR OPÇÃO
Apesar de serem condições cientificamente validadas no mundo inteiro, o TDAH ou transtorno de deficit de atenção e hiperatividade ainda é muito pouco conhecido e consequentemente, pouco diagnosticado e adequadamente tratado. Adultos com TDAH em sua forma pura tem os sintomas de desatenção e impulsividade melhorados com o metilfenidato (Ritalina, Ritalina LA e o Concerta). O problema é que em cerca de 70% dos casos, o TDAH apresenta comorbidades, ou seja, outros transtornos psiquiátricos que aparecem junto com o TDAH e agravam o problema e dificultam o tratamento. De igual modo, as famílias precisam ser tratadas também, pois elas geralmente não entendem e não aceitam o transtorno como uma doença a ser tratada e muitos familiares insistem em achar que é molecagem, que já virou vício, que é pirraça, falta de vontade, preguiça ou porque o portador só quer mesmo é uma mansa e "viver na sombra e água fresca"...
O número de desavenças conjugais auemnta muito, muitos pais saem de casa, passam a morar em outro bairro ou cidade próxima ou alguns somem de vez... por não aguentarem uma carga tão grande de conflitos e culpas. A família muito frequentemente se desestrutura, os conjuges culpam o outro conjuge, que revida em contra-partida... Quando as crianças vao ficando adolescentes e adultos jovens, o estrago na vida daquela familia pode ser total. A comparação é inevitável, e a autoestima daquele jovem fica realmente destroçada. Muitos pais acabam por optar que o filho more sozinho, tamanho o sofrimento que reina na família. No caso do transtorno bipolar, doença grave, séria e que pode cursar com fases depressivas e de euforia, o caso é mais sério ainda. E o TDAH e o Transtorno Bipolar podem cursar ao mesmo tempo, inclusive como comorbidade. Sob alguns pontos, os dois problemas se parecem muito. O tratamento com psicofármacos e psicoterapia pode ajudar em ambos os transtornos vem como como a terapia com os familiares se torna imprescindível. É como se o psiquiatra, o paciente e a família estivessem todos em um barco e todos tivessem que remar. Se a força de cada um não ficar em sintonia com a dos demais, o barco nao vai navegar satisfatoriamente, pode até ficar andando em círculos.
O grupo precisa ser homogeneo e o perfil de cada participante deve ser parecido com os dos outros, para que o trabalho renda melhor.

19 comentários:

  1. Por favor , qual o profissional que eu devo procurar, para fazer um diagnostico com minha filha?
    Moro no interior de São Paulo.

    Obrigada

    Luiza

    ResponderExcluir
  2. Luisa, você mora em que cidade do interior de São Paulo e qual a idade da sua filha? Ela é mais para desatenta ou também é hiperativa e impulsiva e desafiadora? Bjs e obrigada por postar no blog, cada postagem traz muita ajuda aos outros leitores!!

    ResponderExcluir
  3. Luisa, quais os sintomas da sua filha, se puder descrevê-los e na ordem em que se iniciaram. Se puder me dizer também o tipo de personalidade dela e dos pais também ajuda, pois o transtorno bipolar na criança pode se parecer muito com o TDAH...
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Ola, Dr. Evelyn.

    Eu moro em Jaú, e minha filha já esta com 22 anos, apesar de ter atidudes de uma menina de 15 e as x menos.
    Qdo peq. + ou - dos 03 aos 06, ela tinha medo de subir rampas(ate hj),
    descer no escorrega, foi dificil andar de bike, patins, caia muito, sempre foi muito dura, não consegue se abaixar com facilidade.
    sempre foi muito ansiosa, principalmente por comida, em aniversarios ñ brincava, comia tanto que chegava passando mal.
    Ela se dava bem com os colegas, mas parecia sempre muito inocente, p/ñ perder uma amizade, dava e vazia tudo o que podia.
    Na escola sempre teve notas de baixa p/media, sempre desatenta, nunca repeitiu, sempre estudou em escola publica.Com 07 anos o prof. de ed. fisica pediu que procura-se um trat. com psicomotricidade pois ele achava que ela tinha problema de coordenação motora fina, ela sempre teve dificuldade de fechar botões, ziper , amarrar cadarço, não conseguia pular corda, virar cambalhota, lidar com a bola.
    Com 08 anos foi ao neuro, fez tomografia, ñ deu nada e ele me disse que estava procurando ``pelo em ovo´´, mas eu já notava algo diferente nela, era meio sutil, sabe.
    O tempo foi passando, passou por alguns psicologos e nenhum me deu qq. conclusão, falavam que a qq. momento ela iria amadurecer, iria dar um `CLICK´.
    Atualmente ela não trabalha e tem parece que medo de enfrentar.
    Ela tem pouca higiene, com ela mesma, parece que ñ percebe as coisas, se tem que sair por perto, ou alguem a chama, ñ se importa de sair com roupa suja, despenteada..
    Ela experimenta uma roupa e sem se olhar no espelho, ja fala que esta boa, pode estar apertada, larga..., e acha ruim, fica brava comigo se falo que ñ esta boa.
    É dificil para ela ficar parada, ñ senta para conversar, tem mania de ficar em pé se balançando para os lados, qdo sentada fica mexendo pernas ou pé.
    Encara as pessoas sem disfarçar para escutar conversas, mesmo de longe.
    Sempre pega dinheiro sem autorização e dificil admitir que pegou, já tive muitos porblemas com isso, mente muito, e muitas vezes cria historias sobre namorados que não existe, enganou até psicologa com este tipo de historia, parece que ela vive aquela mentira,pois é dificil cair em contradição, a psi. teimou comigo que ela estava saindo com alguem, e eu provei a ela que ñ.
    Não consegue organizar nada, ñ enxerga detalhes , leva muito tempo para fazer uma coisa que normalmente seria rapida, e ela se confunde muito, as vezes começa pelo fim, geralmente começa varias coisa ao mesmo tempo, fica nervosa por ñ conseguir terminar.
    A pouco tempo criou uma pessoa na internet, estava fazendo se passar por uma moça bonita, e pelo o que eu consegui ver, tinha toda uma historia, como um filho, uma avó, passeios, viagens e tinha uma pessoa que estava se relacionando como namorado, qdo eu descobri,
    conversei com ela para excluir ela aceitou até que bem, mas fui para desligar o computador, ela ficou muito brava e chegou a agredir eu e o meu marido, ela fica diferente muito brava qdo. contrariada em algumas situaçãoes, pois geralmente ela é muito subimissa.
    Não sei se consegui ser muito clara, pois são muitos detalhes pois ela já é adulta, mas ela tambem percebe que tem algo de errado porque sempre aceita bem fazer tratamentos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu acabei de criar um blog para trocar idéias e experiências com outras pessoas que também sofrem com o transtorno de déficit de atenção como eu. Agora, pesquisando, descobri o teu blog, que é exatamente o que eu estava procurando! Parabéns pela iniciativa!
    Eu fui diagnosticada há quatro anos atrás, mas somente agora estou começando a encarar este problema com a seriedade que ele merece. Essa mudança de postura foi em razão da grande dificuldade que tenho tido em organizar a minha vida. Com o passar dos anos, as responsabilidades tornaram-se cada vez maiores e sinto que não estou conseguindo dar conta de todas elas!! Carreira, casamento, amigos, família... é muita coisa para administrar ao mesmo tempo. Eu faço terapia e tomo medicação, mas, ainda assim, sinto falta de soluções práticas para o cotidiano... Alguma dica? Obrigada pela oportunidade de, simplesmente, DESABAFAR!
    Mais uma vez, parabéns!
    Meublog:
    http://pesnochaocabecanalua.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Luisa,
    ela tem os sintomas do TDAH e do Transtorno da coordenação do movimento, e provavelmente os dois transtornos sao comórbidos. Aqui no Rio tem uma especialista no assunto. Mas eu acredito que na unicamp em campinas ou em ribeirao preto na usp, existam serviços especializados. Talvez vc tivesse que ir a algumas consultas nesses serviços até encontrar uma indicação boa na sua cidade ou uma pais prócima. Em sao paulo capital, o dr erasmo casella é neuropediatra e estuda o tdah com complicações neurológicas. vc poderia tentar lá também. na semana que vem eu devo encontrar uma pessoa que pode dar uma sugestao. manda um email pra mim na segunda dia 09 de fevereiro: evelynvin@hotmail.com
    com essa mesma história da sua filha, que eu vou imprimir e entregar pra ela e ver se ela conhece alguém que possa te ajudar. me manda esse email na segunda de manha ou no domingo dia 8, ok?
    o tratamento com o metilfenidato, ritalina, costuma melhorar uma boa parte, com uma terapia comportamental e um bom trabalho com a parte motora, vou tentar ver por aqui.
    abs
    evelyn

    ResponderExcluir
  7. pés no chão...
    no adulto o remédio sempre ajuda, mas em doses adequadas. qual a dose que vc toma e de qual tipo de formulacao?
    mas uma terapia de grupo para adultos com tdah é muito indicado, faz uma diferença... aonde vc mora?
    abs
    evelyn

    ResponderExcluir
  8. pés no chão,
    há três semanas eu iniciei uma terapia de grupo comportamental voltada para os sintomas do tdah, com rapazes de 19 a 40 anos. Todos têm o mesmo perfil, história de perdas, fracassos, dificuldades nas funções executivas, etc. muito legal. dá um up-grade. é mais ou menos colocar em prática o contéudo do livro que vc botou no seu blog... procure na sua cidade se existe uma terapia voltada para o TDAH... bjs adorei o seu blog também!!

    ResponderExcluir
  9. Obrigada, Dr. Evelyn,

    Me informei em Ribeirão e eu devo passar por um posto de saúde na minha cidade para então ser encaminhada para lá.
    Vou tentar, o mais rápido possivel.
    Na segunda lhe enviarei o email.

    Abs, Luiza

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Evelyn,
    eu gostaria de parabenizá-la pelo seu blog! Tenho uma filha de 12 anos que foi diagnosticada com tdah há um ano e meio e é medicada com ritalina. Antes disso ela sofreu muito e repetiu de ano, mesmo sendo extremamente inteligente. Ela é mais distraída e impulsiva do que hiperativa.Ela também é opositiva/desafiadora.

    Uma ano antes eu a tinha levado ao Dr. Erasmo Casella, e lhe pedi ajuda, dizendo que minha filha não conseguia se concentrar, e que era extremamente distraída.Ele fez uns testes superficiais de reflexos e que me olhou como se eu fosse uma mãe exagerada e disse que a minha filha não tinha absolutamente nada.

    Graças ao Dr. Casella, minha filha passou um ano a mais sem diagnóstico, sendo chamada de preguiçosa, mal-educada e engordando muito, pois se sentia inadequada e descontava essa ansiedade na comida. Sem falar no das conequências na autoestima dela.

    As pessoas acham que nós, pais de portadores de tdah, queremos seguir o caminho mais fácil, isto é:drogá-las para não não nos darem mais trabalho. O que eles não imaginam é o sofrimento em que estas crianças vivem. Elas não conseguem explicar porque elas fazem determinadas coisas e NÃO CONSEGUEM controlar-se. Quantas vezes a minha filha me disse que ela tentava mas não conseguia controlar-se...
    Hoje em dia minha filha toma ritalina LA. Todo dia eu preciso convencê-la que é o melhor para ela.
    Eu gostaria, que todos os neurologistas e psiquiatras levassem à sério as mães, e fossem minuciosos com os exames. A Ritalina, quando necessária, muda muito a criança. Ela realmente deixa de ser míope e passa a enxergar.

    Gostaria de indicar o Dr. José Luiz Gherpelli, Tel 3742 3362 e 3747-3308 para todos que moram em São Paulo Capital.

    Obrigada

    Christine

    ResponderExcluir
  11. CHRISTINE,
    eu entendo a sua colocação e fico muito satisfeita pelo fato de sua filha estar melhor e com isso, toda a sua família. O TDAH é um transtorno que precisa ser muito mais divulgado, pois muitas famílias ainda não têm uma idéia apropriada do que o trantorno é amplo, heterogêneo, cursa com comorbidades e que realmente tem um tratamento eficaz.
    gostaria de deixar uns endereços onde tem alguns artigos meus para vc ler. Espero que te acrescente. Bjs e obrigada por postar no blog, isso ajuda muitas outras pessoas portadoras do transtorno!
    vou passar os sites:
    1) www.tdahemfoco.com.br
    2) http://newsletter.minhavida.com.br/Saude/EspecialistasTodasMaterias.vxlpub?TipoConteudo=Especialistas_Materias&CodEspecialista=118&Codigo=2698&CodSecao=67
    3)
    http://www.evelyn-tdah.blogspot.com
    bjs
    evelyn vinocur

    ResponderExcluir
  12. tenho TDA,hoje tenho certeza do que tenho de tanto pesquisar, pois não aguentava mais esquecer tudo, ser desorganizada, insatisfeita, sofro muito com isso. Por favor a quem devo procurar. Moro no Rio grande do sul. Aguardo resposta pois pretendo buscar recurso e me tratar deste problema que sempre me incomodou.

    ResponderExcluir
  13. Zaira,
    procure o serviço do PRODAH, na UFRS, do Prof Luis Augusto Rohde, que é o melhor do Brasil.
    acesse:
    http://www6.ufrgs.br/prodah/
    Abs
    Evelyn

    ResponderExcluir
  14. Por favor se alguem conhecer algum especialista na area de TDAH Adulto na cidade de Ribeirão Preto, me indique, preciso de uma consulta, urgente!

    Grato.

    ResponderExcluir
  15. moro no rio de janeiro e tenho 25 anos faço 26 mes que vem, soube que eu tinha tdah a 2 semanas e estava procurando o que tinha a anos e ainda nao tinha resposta e soube recentemente pela minha terapeuta, gostaria de poder saber mais sobre isso, pois minha terapeuta nao quis que eu tomasse remedio, sendo que eu nao consigo estudar muito tempo em casa , to preocupada poias estudo para concurso e deposito toda minha esperança nele, mas como se nao me concentro!? me ajude! bjs alessandra.

    ps: queria saber como posso participar desse grupo, mora na tijuca rio de janeiro. obrigada!

    ResponderExcluir
  16. O nosso próximo grupo de TDAH é gratuito e será realizado no dia 20 de junho deste mes, na av 28 de setembro 389 - auditório - sétimo andar. Venha participar do grupo, vai ser um prazer receber vc!!
    tel 25765198 ou 78111694
    abs
    evelyn

    ResponderExcluir
  17. O nosso próximo grupo de apoio a pais e portadores de TDAH é gratuito e será realizado na próxima terça-feira, dia 29 de junho deste ano, na av 28 de setembro 389 - auditório - sétimo andar. Venha participar do grupo, vai ser um prazer receber vc!!
    tel 25765198 ou 78111694
    abs
    evelyn

    ResponderExcluir
  18. ESQUECI DE DIZER QUE O GRUPO É AS 20 HORAS DE HOJE NA AV 28 DE SETEMBRO Nº 389 / 7º ANDAR - AUDITÓRIO. VILA ISABEL - 25765198.
    ABS
    EVELYN

    ResponderExcluir
  19. O NOSSO PRÓXIMO GRUPO DE APOIO AO TDAH VAI SE REALIZAR NA SEGUNDA FEIRA AGORA, DIA 03 DE AGOSTO DE 2009, NA AV 28 DE SETEMBRO Nº 389 / 7º ANDAR - AUDITÓRIO. VILA ISABEL - 25765198.
    ABS
    EVELYN

    ResponderExcluir